Dicas

O que posso fazer de melhor para o meu coachee?

A escuta atenta é uma competência que deve ser desenvolvida pelo coach. Durante toda a sessão, devemos, como coach, escutar e “ler” nas entrelinhas o que nosso coachee está nos comunicando.

O cliente (coachee) nos comunica de forma verbal e não verbal. Às vezes, longos silêncios devem ser respeitados, porque o coachee está processando uma resposta para nossa pergunta.

Por que estou falando sobre isso? Porque num atendimento saí da sessão achando que poderia ter feito mais. Aprofundado mais nas perguntas. Meu cliente tinha muitos momentos de silêncio. E as vezes dizia que era muito difícil responder às perguntas.

Em todas sessões faço uma auto avaliação como coach. Em que posso melhorar? Que pontos mais poderia abordar? O que fiz de melhor na sessão? Como foi minha escuta?

Minha avaliação sobre essa sessão foi que não acessei profundamente os recursos internos do cliente. A sensação de que o cliente “não se ouviu”, e não internalizou a sessão ficou pairando sobre minha mente.

Com certeza a próxima sessão teria que me superar.

Na sessão seguinte, perguntei como foi a semana.  Então veio uma surpresa muito boa: “essa semana parece que levou 1 mês, porque tudo que estava paralisado, estagnado há muito tempo, eu tomei a decisão e resolvi. Dei uma virada.”  E me listou todas as coisas que foram feitas.

Fiquei feliz e aliviada. Mas continuo me perguntando: o que posso fazer de melhor para o meu coachee?

 

 

 

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