Que nós não temos uma educação financeira é fato! Mas parece que isso está mudando, já existem projetos dentro de escolas aplicando educação financeira.
- Fase dos Sonhos – todos temos muitos sonhos do que fazer com o primeiro salário.
Você se lembra do seu? Você investiu esse dinheiro?
Se você respondeu NÃO, não se sinta culpado, eu também não investi, nem sabia o que era isso! Mas aprendi a tempo a me planejar.
Nessa fase queremos realizar sonhos: aquele vestido, bolsa, tênis, moto, patins, sei lá!
A gente bate no peito e diz: tenho meu dinheiro.
Vou me dar uma TV, um carro, a viagem a Disney para meu filho, etc.
Só que tudo tem um planejamento, e a maioria não faz esse planejamento e vai até 80 anos realizando sonhos e endividado.
- Fase da Acumulação – é quando você começa a guardar dinheiro para ter um futuro mais tranquilo. E isso tem que ser feito desde o primeiro dia.
O dinheiro tem que trabalhar para você. Ex.: precisa de um tênis de corrida. Você compra o mais top dividido em 12 vezes no cartão.
Então vai trabalhar 1 ano para pagar um tênis. Nesse caso, você está trabalhando para o dinheiro e não o dinheiro para você, consegue perceber a diferença?
Outro exemplo, nós brasileiros adoramos carro. O que fazemos para comprar um carro? Prestação. Quando a prestação acaba, vendemos, gastamos o dinheiro da venda ou para ir à Disney ou para pagar uma dívida.
E vamos comprar outro carro a prestação.
Enfim, chegamos aos 65 anos, com um carro velho e dependendo do INSS (Isso Nunca Será Suficiente) porque não temos uma educação financeira.
Se pegamos essa prestação do carro e aplicamos teremos o dinheiro para comprarmos um carro. Mas a gente quer tudo imediato.
Acho que você entendeu a importância de se planejar para ter a fase de acumulação.
- Fase de Desfrute – é a fase em que você começa a desfrutar de seu dinheiro que planejou. Nessa fase o dinheiro trabalha para você.
Uma coisa importante: quaisquer dessas fases não depende da quantidade de dinheiro que se recebe.
Conheço pessoas que recebem 2 salários mínimos e tem uma vida bem regrada e conseguiram chegar nessa fase do desfrute, e conheço muita gente que recebe quantias enormes e vivem endividados.
Tenha metas, planeje e ponha em ação o planejamento.
Isso ajudou você?