Dicas

Fases da Vida Financeira

Que nós não temos uma educação financeira é fato! Mas parece que isso está mudando, já existem projetos dentro de escolas aplicando educação financeira.

  • Fase dos Sonhos – todos temos muitos sonhos do que fazer com o primeiro salário.

Você se lembra do seu? Você investiu esse dinheiro?

Se você respondeu NÃO, não se sinta culpado, eu também não investi, nem sabia o que era isso! Mas aprendi a tempo a me planejar.

 

Nessa fase queremos realizar sonhos: aquele vestido, bolsa, tênis, moto, patins, sei lá!

A gente bate no peito e diz: tenho meu dinheiro.

 

Vou me dar uma TV, um carro, a viagem a Disney para meu filho, etc.

Só que tudo tem um planejamento, e a maioria não faz esse planejamento e vai até 80 anos realizando sonhos e endividado.

 

  • Fase da Acumulação – é quando você começa a guardar dinheiro para ter um futuro mais tranquilo. E isso tem que ser feito desde o primeiro dia.

 

O dinheiro tem que trabalhar para você. Ex.: precisa de um tênis de corrida. Você compra o mais top dividido em 12 vezes no cartão.

Então vai trabalhar 1 ano para pagar um tênis. Nesse caso, você está trabalhando para o dinheiro e não o dinheiro para você, consegue perceber a diferença?

Outro exemplo, nós brasileiros adoramos carro. O que fazemos para comprar um carro? Prestação. Quando a prestação acaba, vendemos, gastamos o dinheiro da venda ou para ir à Disney ou para pagar uma dívida.

E vamos comprar outro carro a prestação.

 

Enfim, chegamos aos 65 anos, com um carro velho e dependendo do INSS (Isso Nunca Será Suficiente) porque não temos uma educação financeira.

Se pegamos essa prestação do carro e aplicamos teremos o dinheiro para comprarmos um carro. Mas a gente quer tudo imediato.

Acho que você entendeu a importância de se planejar para ter a fase de acumulação.

 

  • Fase de Desfrute – é a fase em que você começa a desfrutar de seu dinheiro que planejou. Nessa fase o dinheiro trabalha para você.

Uma coisa importante: quaisquer dessas fases não depende da quantidade de dinheiro que se recebe.

 

Conheço pessoas que recebem 2 salários mínimos e tem uma vida bem regrada e conseguiram chegar nessa fase do desfrute, e conheço muita gente que recebe quantias enormes e vivem endividados.

Tenha metas, planeje e ponha em ação o planejamento.

Isso ajudou você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *