Dicas

Educar

Sou ortodontista e agora nesse exato momento aposentada.

Sim, aposentada como Ortodontista, porém em uma nova profissão que estou investindo e me dedicando de corpo de alma. Sou Coach e amo isso!

Fui à clínica para resolver umas questões burocráticas. Cheguei lá e encontrei uma cliente que indiquei para minha colega. Ela tinha quebrado o aparelho. Essa menina sempre quebra o aparelho.

Perguntei para ela: o que você está fazendo aqui? Quebrou de novo, lindinha?

Ela me responde morrendo de rir: sim quebrei porque comi coisa dura, mas faz quase um tempão que não quebro.

Pergunto: mas que cara de pau!  Sabe que quebrar atrasa o seu tratamento e sua mãe gasta mais dinheiro, não sabe? Você acha que está dando o seu melhor?

Ela:  acho que sim.

Pergunto: esse é o seu melhor? Você realmente está se empenhando como uma pessoa que usa aparelho e que sabe que não pode comer coisa dura?

Ela: Eu acho! Minha mãe compra coisa dura, a culpa é dela.

Eu falo: tenho certeza que você tem um grande potencial, acredito que a M.A. que conheço é muito melhor do que essa que você me mostra! Dou um beijo nela e saio.

Esse diálogo foi na presença da mãe. Esta me diz que a M.A. está na fase de adolescência que é uma fase difícil.

Passei pela adolescência de meu menino e de minha menina. Eles usaram aparelho fixo comigo. Eu era a ortodontista. E na primeira vez que quebraram, mostrei a eles que apesar da clínica ser de mamãe, tudo ali tinha um custo, inclusive o meu horário. E foi somente uma única vez.

É fácil? Não é. Você não tem controle sobre eles na escola, no cinema, com os amigos.

Mas pode participar das reuniões da escola, pode ouvir com isenção de ego a opinião (críticas) da direção educacional, pode chegar mais cedo na saída do cinema e olhar o comportamento do grupo na saída, pode acolher os amigos em sua casa para conhecer melhor.

E principalmente ser coerente em seus diálogos eatitudes. Não tem uma fórmula, vamos aprendendo na prática.

Com carinho, Inês Bruno.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *