Dicas

Autoestima

Como é a sua autoestima? Alta ou Baixa? Você se olha e fala: “nossa! que pessoa feia”, “não serve para nada, parece um plancton”, “sou insegura”, “sou gorda”, “magra demais”?

Ou você se ama e se acha a pessoa mais perfeita, única e filha de Deus do mundo?

O mais comum é a gente se criticar o tempo todo. Olha, vou falar uma coisa: o mundo não está nem aí para você!

Que tal sair da treva e começar a se enxergar como uma pessoa única no mundo, como uma privilegiada filha de DEUS? Isso é um treino simples como qualquer outra coisa que você aprendeu na vida.

E se eu disser que você é um ser único, com um DNA específico só seu, com uma digital só sua, você é uma criação perfeita! Não existe ninguém igual!

Vou tentar aqui lhe dar esse treino para uma mudança em sua MENTALIDADE:

  • NÃO SE COMPARE: fulana é mais bonita, mais rica, mais sortuda etc. Quando você se compara sua autoestima abaixa, porque vê no outro algo que não é o seu ponto forte. Ex. fulana é mais bonita sim, mas não tem um bom relacionamento com as pessoas. E eu tenho! Esse é meu ponto forte!

Ou fulano é excelente em tudo: lindo, se relaciona bem com todos, é o queridinho de todo mundo. Que legal! Como posso ter essas características dele? Como posso melhorar para ter essas características dele? Entende?

  • NÃO ESPERE A APROVAÇÃO DOS OUTROS: FAÇA O SEU MELHOR, NÃO ESPERE APROVAÇÃO DE NIGUÉM. Não espere que mãe, pai, marido, chefe reconheça o que você fez. Faça por você! Faça o seu melhor! E depois você se olhe no espelho e se dê os parabéns! Se dê beijinhos no ombro!!!!
  • ESPERAR DEMAIS DOS OUTROS: trace suas metas, seus objetivos e siga em frente. Entregue seus resultados a você! Corrija sua rota, quando algo não deu certo. Não se faça de vítima. Errar é humano!
  • COLOCAR O OUTRO SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR: não é ser egoísta.

Estou falando de se gostar, e não de fazer algo que você não gosta e não quer para os outros, só para ser aceito e ser amado.

Se ame em primeiro lugar para que possa amar os outros com qualidade.

  • PENSAR QUE VOCÊ NÃO É CAPAZ: você é o que você pensa. Então, pense que é capaz! Fácil assim! Experimente pensar que pode tudo e observe como as coisas vão mudar! É mágica!
  • GUARDAR RANCOR OU MÁGOA: você é a primeira pessoa que se prejudica. Você entra num looping de pensamentos de vingança que sai do seu foco, do seu objetivo. A melhor forma de vingança é seguir em frente.

Eu tenho um ditado assim: “os cães ladram e a caravana passa!”. E sigo em frente!

Fez sentido para você esse artigo?

Com carinho, Inês Bruno.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *